TOP 5 - Melhores séries e/ou sagas


Planejo fazer um TOP 5 toda quarta, e decidi começar selecionando as cinco melhores séries e/ou sagas que já li.
Vamos lá?



5 – O Guia do Mochileiro das Galáxias

NÃO ENTRE EM PÂNICO!
Não tem como não falar dessa série incrivelmente divertida, inteligente e um marco na cultura nerd. Escrita por Douglas Adams e publicada aqui no Brasil pela editora Arqueiro. Possui um total de seis livros, sendo que cinco deles foi escrito pelo Douglas Adams e o último foi escrito por Eoin Colfer após a morte de Douglas, com a autorização da viúva do mesmo.
O título é o nome fictício de um excêntrico dicionário, que possui definições e opiniões sobre todo o universo, O Guia do Mochileiro das Galáxias, que tem um lugar de destaque na série. O guia define a terra como: praticamente inofensiva (Wikipédia). Conta as aventuras de Arthur Dent e Ford Prefect pelo universo, e todas as loucuras pelas quais eles passam. Ainda tem um personagem muito curioso: um robô deprimido. Interessante, não?
Se você sabe que a resposta da pergunta fundamental da vida, do universo e tudo mais é 42, e sabe da importância de uma toalha, então você faz parte do seleto grupo de nerds que dominarão o universo.
Leitura recomendável pra quem gosta de se divertir lendo e pra quem quer adentrar de vez o universo da cultura nerd.




4 – As Crônicas de Gelo e Fogo

Série de livros de fantasia criada por George R.R. Martin, e publicada no Brasil pela editora Leya.
Quem conhece essa série sabe como é difícil fazer um resumo. Basicamente, a história narra os acontecimentos dos Sete Reinos, onde é travada uma guerra pelo Trono de Ferro. Parece bobagem falando assim, mas a série é espetacular. O livro é narrado em terceira pessoa, mas cada capítulo tem o ponto de vista de um personagem, geralmente aqueles que são mais importantes para a trama, como Ned, Cersei, Jaime, Robb, Catelyn, Tyrion, Arya, Jon, Daenerys e por aí vai. E engana-se quem pensa que só porque um personagem é importante que ele está imune aos horrores da guerra. E é isso que faz os livros do Martin serem tão espetaculares e possuírem uma legião de fãs. O autor traz temas considerados tabu sem nenhum pudor: mortes horríveis, sexo, homossexualidade, incesto, estupro, dentre outras coisas que só fazem com que a história seja mais verossímil diante da época em que se passa.
Leitura altamente recomendada.


3 – Fronteiras do Universo

É uma trilogia escrita por Philip Pullman, publicada, no Brasil, pela editora Objetiva.
A série conta a história de Lyra Belacqua, seu dimon Pantalaimon e Will Parry, onde eles viajam através de vários universos paralelos. A história traz elementos de fantasia, como feiticeiras e ursos polares falantes (meu querido Iorek), e traz ideias de campos, como a física, teologia e filosofia. Vale ressaltar ainda que essa série foi envolta em polêmicas com o Vaticano por conta da maneira como o autor coloca a igreja na história. Eu acho que isso só acontece com obras especiais, que fazem a gente sair da zona de conforto, e repensar as ideias de nossa sociedade. Por isso, acho essa série muito válida. Além disso, Lyra, Will, Pan e Iorek sempre terão lugares reservados em meu coração.


2 – O Senhor dos Anéis

Escrito por J.R.R.Tolkien e publicado no Brasil pela editora Artenova entre 1974 e 1979 e, posteriormente, pela editora Martin Fontes, a partir de 1994. Tolkien escreveu o livro como volume único, mas ele acabou sendo publicado em três volumes.
A história narra o conflito contra o mal que se alastra pela Terra-média, através da luta de várias raças contra Orcs para evitar que o “Um Anel” volte às mãos de seu criador Sauron, o Senhor do Escuro. Na história, seguimos alguns personagens na busca para destruir o anel e também em suas buscas pessoais. Frodo, Sam, Merry Pippin, Legolas, Gimli, Aragorn, Boromir e, claro, Gandalf. Impossível alguém não conhecer pelo menos um desses personagens, ou não saber 1%, ao menos, dessa história. O Senhor dos anéis dispensa apresentações e é uma das melhores sagas da literatura mundial, sendo que é considerada como a saga que abriu as portas da fantasia como gênero literário. Nem dá pra falar em apenas um parágrafo da importância d’O Senhor dos Anéis.




1- Harry Potter

Dispensa apresentações, beijos e tchau.
Sério, gente. Nenhuma série vai causar em mim as sensações que essa série maravilhosa causaram. A série é composta por sete livros, todos incríveis, escritos pela diva e rainha J.K.Rowling, e publicada no Brasil pela editora Rocco. Narra a história de Harry Potter (quem não sabia?) e seus melhores amigos, Ronald Wesley e Hermione Granger (dona da série e da porra toda). A linha principal da história segue a busca de Harry para derrotar Voldemort, o maior bruxo das trevas de todos os tempos. A saga tem personagens memoráveis e maravilhosos, como Dumbledore (ele tem estilo), Hagrid (Hogwarts não existiria sem você), Sirius, Lupin, Dobby (esse é um bom lugar para se estar com amigos), e tantos outros que nem vai caber tudo aqui.


Menção honrosa: As Crônicas de Nárnia. Estou com muita dor no coração de não ter podido colocar essa série, mas ela também tem um lugar bem guardado no meu coração.







4 comentários:

  1. Olá.
    De todas as sagas só li Harry Potter e não conhecia Fronteiras do Universo.

    Já te acompanho lá no Instagram, agora aqui no blog. ❤️ beijos!
    http://psamoleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      eu fiquei em dúvida se colocava Fronteiras do Universo como segundo lugar porque amo essa saga, então eu recomendo muito. Ainda mais se você gosta de fantasia.

      E muito obrigada por seguir <3
      Estou seguindo de volta e aproveitando pra fuçar seu blog, haha.

      Beijos.

      Excluir
  2. Harry Potter realmente dispensa apresentações! Hahahah Minha paixão eterna!
    Nunca li os livros do J.R.R.Tolkien porque, infelizmente, tive contato primeiro com os filmes e eles não me agradaram muito. Mas vou tentar dar uma chance qualquer dia desses! :)
    Fiquei muito interessada pela trilogia Fronteiras do Universo, vou conferir!

    Adorei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Harry Potter é a paixão da minha vida também, acho que nunca vou amar uma saga como amo HP (e nem pretendo, na verdade).
      Fronteiras do Universo é uma série muito boa, e eu sempre procuro indicar porque vejo que não é tão falada como outras sagas.

      Obrigada <3
      Beijos.

      Excluir