TOP 5 - Livros com protagonistas crianças










 Um pouco atrasado, mas esse é o TOP 5 com personagens crianças. Procurei por livros que, não apenas tivessem como protagonista uma criança, mas que também exaltasse a beleza disso.




Extraordinário - R. J. Palacio



August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Essa é a sinopse desse livro lindo, escrito pelo R.J.Palacio. Extraordinário é uma história fantástica sobre amizade, aceitação e amor. Auggie é um personagem encantador, muito maduro pra sua idade e que consegue, mesmo com todas as suas dificuldades, mostrar às outras pessoas o quanto ele é inteligente e especial. A história conta com outros personagens muito bons, como Summer, Julian e outros, além de falar um pouco da dinâmica familiar de Auggie.

A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak





Um livro que tem como narradora a Morte. Ela acompanha uma garota chamada Liesel Meminger por alguns anos, e é a história de Liesel que nós acompanhamos aqui. Acho que a maioria dos leitores devem conhecer esse livro, ou pelo menos o filme. Acho interessante ver a guerra através dos olhos da Morte e também de uma garota cheia de vida, inteligente e simpática, como é Liesel. Claro que a vemos crescer, mas ela sempre será nossa querida menina ladra de livros. E ainda temos outros personagens essenciais na história como Rudy Steiner, Hans e Rosa Hubbermann.


As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis



As Crônicas de Nárnia é uma série de sete romances de fantasia, escrita pelo autor irlandês C. S. Lewis. Os livros narram as aventuras de crianças que desempenham um papel central quando descobrem Nárnia, um reino onde animais podem falar e a magia é comum, além de ocorrerem batalhas épicas.
O interessante de Nárnia é mostrar como crianças podem ser especiais e fundamentais, e mergulhas num universo que pode parecer infantil, mas que nos traz muitas lições.

O Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos



Este livro retrata a história de um menino de cinco anos chamado Zezé , que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa. Zezé é um menino sensível, mas que sofre cedo demais com as mazelas do mundo adulto. E, como não há muita interação na família, Zezé acaba falando de suas frustrações com seu pé de laranja lima. A história é linda e sensível e retrata a infância de uma maneira como eu ainda não vi em outras obras.



A História Sem Fim - Michael Ende



O personagem principal do livro é um garoto chamado Bastian Balthazar Bux, que rouba um livro chamado A História Sem Fim de uma livraria. O livro que Bastian roubou narra a história da terra chamada Fantasia, o lugar onde todas as fantasias dos humanos se unem e se tornam real. À medida que Bastian lê o livro, ele percebe que alguns personagens acabam sentindo sua presença, até que Bastian acaba por entrar na história e desempenha um papel fundamental em Fantasia. O livro começa com uma riqueza de detalhes incrível, como realmente é uma história infantil. Mas, a medida que a história avança, Bastian tem que enfrentar terrores mais voltados para o seu lado psicológico, rumando à maturidade. Gosto da ideia de Ende, de que, para salvar Fantasia, só é necessária uma boa dose de imaginação e ideias novas. Nada melhor do que esse livro para celebrar o dia das crianças e valorizarmos mais os pequenos.





2 comentários:

  1. De todos, só li apenas "Extraordinário" e "a menina que roubava livros" e são incríveis! Principalmente o Auggie <3 me conquistou infinitamente.

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Auggie acabou com meu coração também. Não vejo a hora de ver o filme <3
      Se puder, leia os outros que são maravilhosos também!

      Excluir