Resenha - Um Gay Suicida em Shangri-la

Livro: Um Gay Suicida em Shangri-la
Autor: Enrique Coimbra
Editora: PerSe
Páginas: 143
Sinopse: Em vez de se entregar à depressão após sobreviver a uma falha tentativa de suicídio, Eduardo pensa: "se cheguei no extremo de tirar minha própria vida, por que não faço tudo que quero sem receios?". Com isso em mente, abandona São Paulo e a família opressora, deixa o namorado preconceituoso para trás e pede carona até chegar na cidade Estrelas, interior do estado do Rio de Janeiro, em busca de novos motivos para se interessar em viver: as primeiras amizades sinceras, a família que nunca teve, novos medos e a possibilidade de um romance inteiro com outro homem. Na jornada à própria Shangri-la, verá que alguns fantasmas são impossíveis de despistar, não importando quantas caronas peça.





 "Minha volta à vida ensinou um valor supremo e simples, mas que fica recessivo entre os genes de masoquismo que o ser humano desenvolve para si: receber amor das pessoas até onde elas podem amar."

Um Gay Suicida em Shangri-la é um livro do escritor brasileiro Enrique Coimbra. Simples e de linguagem fluida, a história fala sobre Eduardo, um garoto gay que, após sobreviver a uma tentativa de suicídio, começa a enxergar a vida através de um outro prisma.
Disposto a deixar para trás seus pais que pouco te apoiam, seu (ex) namorado preconceituoso, e amigos que na verdade nunca foram amigos, Eduardo sai de carona em carona com uma mochila nas costas e vai parar em uma pequena cidade chamada Estrela.
Junto com o nosso narrador, nós conhecemos o simpático síndico Lúcio e sua família, e os novos amigos de Eduardo, um grupo de garotos também gays e diferentes entre si: o difícil Ju, o/a brilhante (literalmente) Stefani e o carismático e super fofo Cassiano. Sem contar com Guilherme, que traz consigo a possibilidade de um relacionamento verdadeiro e saudável.
O livro traz questões importantes, como a homossexualidade e o suicídio, mas tudo isso de uma forma leve e sem deixar de ser sério. Eduardo vai se redescobrindo aos poucos, encontra uma nova família e novos amigos. Talvez até um novo amor.
Mas a nova vida de Eduardo aniquila por completo sua vida antiga? E seus pais biológicos? E seu ex-namorado? Mudar de cidade realmente faz com que os problemas sejam outros? É possível deixar tudo para trás sem realmente encarar o que deu errado? Sem percebermos nossos próprios erros?
Alguns questionamentos que surgem no decorrer desse livro maravilhoso. Junto com Eduardo, descobrimos que algumas coisas simplesmente não vão mudar de uma hora para outra, mas que depende da forma como nos colocamos diante delas; que renascer não significa apenas sobreviver a uma tentativa de suicídio, mas sim de renascer em vida.
O livro é sutil, leve e reflexivo. Os personagens são cativantes, com destaque para Lúcio e Cassiano, que se tornam mais que uma nova família para Eduardo.
E o final é capaz de destruir seu coração e restaura-lo em poucos minutos, ainda que a dor permaneça ao fundo.
Um livro leve e intenso, engraçado e reflexivo. Enrique Coimbra nos traz uma bonita história de renascimento e ainda faz com que a gente se veja facilmente nas cenas, talvez por se passar aqui no Brasil, talvez pelos personagens serem tão reais e falhos que poderiam ser nossos amigos, namorados, pais, enfim.

"Terei tempo para redescobrir meus gostos, achar minha necessidade de amparo emocional em canções. Tempo para me reconhecer dentre todos".

6 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Adorei a capa do livro, o título e a premissa. É um livro que eu gostaria de ler, com toda certeza!
    Beijos,
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      se você gostou de tudo isso, tenho certeza de que vai adorar essa leitura.
      É um livro lindo e muito fácil de ler.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi querida,
    Adorei a resenha. Não conhecia o livro (acredita!!). Mas adorei ler mais sobre ele, o enredo é ótimo. A história é fofa e bem cativante, por sinal...

    P.S vou dar uma chance a ele ♥


    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Obrigada <3 hahaha, acredito sim, é um livro bem desconhecido, infelizmente.
      A história é muito linda, e eu super recomendo.
      Omg, dê uma chance!
      Bjo

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Adorei a dica do livro! Parece ser uma obra muito boa, fiquei com vontade de ler...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      É uma ótima obra, e muito gostosa de ler. Eu recomendo, haha.
      Beijos

      Excluir