Follow Us @leituravoraz

22/09/2017

[Resenha] O Império Final

Título: O Império Final (Mistborn: Nascidos da Bruma #1)
Autor: Brandon Sanderson
Editora: LeYa
Páginas: 608
🌟🌟🌟🌟🌟+💓
Sinopse: "O que acontece se o herói da profecia falhar? Descubra em Mistborn! Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Ele falhou. Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa – classe social inferior –, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma – uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado: invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes."


RESENHA:

"Às vezes, me preocupo em não ser o herói que todos acham que sou.
Os filósofos me asseguram que este é o momento, que os sinais foram cumpridos. Mas ainda me pergunto se não pegaram o homem errado. Tantas pessoas dependem de mim. Dizem que tenho o futuro do mundo inteiro nas mãos.
O que pensariam se soubessem que o seu campeão - o Herói das Eras, seu salvador - duvidou de si mesmo? Talvez não ficassem nem um pouco surpresos. De certo modo, é isso que mais me preocupa. Talvez, em seus corações, eles duvidem - assim como eu.
Quando me olham, veem um mentiroso?"

Há mil anos atrás, um herói apareceu para salvar o mundo.
Mas ele falhou.
Desde então, o mundo é rodeado por brumas, e governado por um único e tirano imperador, O Senhor Soberano.

Numa sociedade dividida entre nobres e skaas (classe social inferior), todas as rebeliões e tentativas de derrubar O Senhor Soberano e seu Império Final falharam miseravelmente, suprimidas com facilidade.

É nesse contexto que Kelsier, um habilidoso ladrão e único sobrevivente da prisão brutal do Senhor Soberano (as Minas de Hatshin), planeja a derrocada do Império Final, num plano ousado que não depende apenas dele, mas de vários outros integrantes de sua gangue e também de uma jovem garota de rua, Vin.

O Império Final é um ótimo livro introdutório. Brandon Sanderson, além de ter uma escrita fácil, acertou em cheio na sua construção de mundo. Talvez esse seja o ponto alto de Mistborn. Embora existam muitos detalhes, Sanderson constrói sua história de tal forma que fica muito simples para o leitor entender; ele fornece informações aos poucos, de modo que o leitor pode ir apreendendo a forma de funcionamento desse universo sem se sentir sobrecarregado. Eu, por exemplo, estou no começo do segundo livro e já nas primeiras cem páginas, já há uma expansão do universo. Como a introdução foi muito bem feita, está sendo tranquilo acompanhar essa expansão sem me perder.

A estrutura social e política da série também é um ponto forte. Entre nobres, skaa, obrigadores e Inquisidores, o leitor vai se habituando e entendendo o funcionamento de cada uma das classes e como elas interferem na história.

A cereja do bolo fica por conta do sistema de magia. Após ler o primeiro livro e pesquisar algumas coisas, vi que Sanderson concedeu algumas entrevistas falando sobre como a magia precisa de regras, ou corre o risco de tornar-se uma espécie de Ex-machina. Em Mistborn, a alomancia é a principal magia utilizada. Ela consiste basicamente em "queimar" metais existentes no organismo, sendo que cada um deles manifesta um poder diferente. Inicialmente, somos apresentados a oito tipos de metais diferentes. Uma pessoa que pode queimar apenas um metal é conhecida como Brumoso, enquanto as raras pessoas que podem queimar todos os tipos são os Nascidos da Bruma, como Kelsier e Vin.

Há também a feruquemia, um outro tipo de magia, com suas próprias regras, e que não é tão aprofundada nesse primeiro livro, mas acredito que será no segundo. O personagem que nos apresenta essa magia é Sazed. Eu, particularmente, achei a feruquemia muito mais fascinante e espero poder ver mais sobre ela nas sequencias.
Aliás, Sazed e seu profundo conhecimento religioso foi um show a parte nesse livro. Isso é muito bacana. Sanderson consegue pincelar luta entre classes, opressão, debates religiosos e filosóficos através de uma história fantástica e bem escrita.


Nessa empreitada para derrubar o Senhor Soberano, em que vemos esse universo ser construído aos poucos e tomando forma, não se pode deixar de lado a gama de personagens carismáticos que temos aqui. A história é contada basicamente pelo ponto de vista de Kelsier e Vin, e essa alternância traz um tom muito legal. Por um lado, Kelsier é experiente no uso da alomancia, tem um passado doloroso, mas está sempre oferecendo sorrisos. Há mais em Kelsier do que vemos inicialmente, e a forma como ele orquestra seus planos traz alguma segurança para seus amigos e para nós, leitores, mas sempre há a sensação de que há a algo a mais.

“Tramas por trás de tramas, planos além de planos. Sempre havia outro segredo.”

Por outro lado, temos Vin, uma garota de rua que mal compreende seus próprios poderes e tem seus próprios demônios internos para lidar. A voz do irmão sussurra o tempo inteiro em seu ouvido, incitando Vin a não confiar em ninguém, afinal ela foi abandonada por todos, inclusive por ele. É junto com Vin que vamos aprendendo mais sobre alomancia, à medida que a própria começa a aprender com Kelsier, e começa também a confiar um pouco nas pessoas ao redor.

"E Vin gostava da solidão. Quando se está sozinho, ninguém pode te trair.' Palavras de Reen. Seu irmão lhe ensinara tantas coisas, e reforçara seus ensinamentos fazendo o que sempre prometera que faria - traindo-a ele mesmo. É a única maneira de você aprender. 'Qualquer um pode te trair, Vin. Qualquer um.'"

Uma história não se sustenta apenas com seus protagonistas, e Sanderson sabe disso. Os personagens secundários são tão interessantes quanto os protagonistas, particularmente Sazed, que demonstrou ter muito mais aspectos que podem ser explorador. Brisa e Ham, tão diferentes entre si, mas que se complementam muito bem na gangue; Trevo, sempre encantadoramente carrancudo; até mesmo o jovem Fantasma tem lá seu charme na história. Os diálogos e momentos em que a gangue está reunida tem muita coesão, e é fácil se encantar por eles.

Temos ainda Elend Venture, um rapaz da nobreza, que acaba conhecendo Vin enquanto ela interpreta sua parte no plano se infiltrando em bailes e conhecendo as intrigas que permeiam as cortes e as Grandes Casas de Luthadel. Gosto da interação entre Vin e Elend, há uma quebra de ritmo na narrativa nos diálogos e momentos entre os dois; uma quebra bem vinda, ao meu ver, e necessária também. Afinal, é aqui que conhecemos mais profundamente a nobreza e como funcionam seus jogos políticos.

O Império Final é um livro que te conquista nas primeiras linhas, e consegue ficar ainda melhor à medida que a história cresce. Sanderson vai construindo uma crescente tensão, que explode nos momentos finais. Ele não tem piedade quanto aos personagens, então prepare-se. Toda a sequencia final é alucinante, e o medo e a tensão nos fazem crer que qualquer coisa pode acontecer. Mesmo após o final, algumas incógnitas permanecem. Não diria que são pontas soltas, O Império Final fecha seu próprio ciclo. Mas há algo sob a superfície, algo que inquieta o leitor atento, que sabe que aquele ainda não é o gran finale.

10 comentários:

  1. Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas gostei bastante da resenha! Acho o máximo quando os autores conseguem criar um mundo totalmente novo e nos apresentar esse novo lugar sem nos deixar perdidos e/ou confusos, sabe? E pelo que você disse esse livro é bem assim, então acho que eu ia curtir a leitura!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a construção de mundo desse livro é fantástica! Você realmente consegue adentrar o universo sem se perder, é tudo muito bem explicado!
      Abraços <3

      Excluir
  2. Oiieee

    Tenho uma amiga que é apaixonada por tudo o que o Sanderson escreve e pelo que vi na resenha realmente vale a pena, a história parece ser interessante e bem trabalhada, o tipo de livro que a gente desfruta lendo de verdade. Fica a dica anotada aqui

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu só li Mistborn do Sanderson, mas tem grandes chances de se tornar um de meus autores preferidos.
      Obrigada ela visita <3

      Excluir
  3. Gente, eu já vi muito elogio a essa série, mas acho que nunca li uma resenha. Adorei o mundo criado pelo autor e com certeza vou ler porque amo fantasias.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se ama fantasia, vai fundo! Essa trilogia é muito boa <3

      Excluir
  4. Sempre ouvi muitos elogios a obra do Sanderson, mas meu primeiro contanto ocorreu somente ano passado, com Coração de Aço e adorei. Estou louco para ler o próximo livro da série e para começar a desbravar os outras obras do autor.
    Achei muito criativa e original a premissa de que o herói falhou e a profecia não se realizou. Sanderson sempre invertendo os clichês.
    Enfim, certo que irei comprar o livro na Black Friday rsrs
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    Não deixe de participar da Promoção de Aniversário do Além da Contracapa. Serão 23 prêmios para 12 vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei Cpração de Aço, e estou esperando chegar. Realmente só escuto coisas positivas sobre as obras do Sanderson, e espero conhecer outros universos criados pelo mesmo.
      Mistborn vale muito a pena!
      Obrigada <3

      Excluir
  5. Olá, não conhecia mas gostei da premissa adoro histórias com aventuras e magia.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de aventuras e magia, com certeza vai gostar de Mistborn <3
      Abraços <3

      Excluir