Follow Us @leituravoraz

10/10/2017

[Cinco Motivos Para Ler] Extraordinário

Livro: Extraordinário
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Sinopse:  “Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo” August Pullman (Extraordinário)

Não julgue um menino pela cara

Não existe nome mais adequado para este livro: “Extraordinário”. De leitura dinâmica, prazerosa e envolvente, “Extraordinário” conta a história de August Pullman, o Auggie, uma criança que nasceu com uma séria síndrome genética que o deixou com deformidades faciais, fazendo com que ele passasse por diversas cirurgias e complicações médicas ao longo dos seus poucos anos de vida. Auggie foi educado em casa até os 10 anos, quando começou a frequentar o quinto ano em uma escola de verdade. Ser o aluno novo não é fácil, mas com um rosto tão diferente pode ser ainda mais difícil! Auggie vai ter que convencer seus colegas do colégio particular de Nova York que, apesar de sua aparência diferente, ele é um menino igual a todos os outros.

Em comemoração ao mês das crianças, estou preparando alguns posts indicando livros com protagonistas crianças.
Acho que seria difícil iniciar essa série de posts sem ser com Extraordinário. Se eu pudesse descrever esse livro com uma palavra, seria com a palavra que lhe dá nome.
Então, vou listar aqui cinco motivos pelos quais eu indico esse livro extraordinário:

1 - O texto da autora é claro, de fácil entendimento e com capítulos curtos. É muito fácil se adaptar ao ritmo de leitura exigido por Extraordinário. A autora consegue abordar assuntos importantes, não apenas no universo infantil, mas na vida de qualquer ser humano com seriedade e leveza.

2 - A narrativa é através do ponto de vista de Auggie, principalmente, mesmo que alguns outros personagens também tenham seus capítulos. Auggie é um narrador doce, gentil, inteligente e muito perceptivo. Ler um livro narrado por uma criança é algo único, pois a visão que elas têm da vida, ainda sem todas as nuances e pré-conceitos de um adulto, é de uma sabedoria pura e simples, mas ainda assim, grandiosa. Um personagem como Auggie, que poderia facilmente render-se a uma tristeza profunda, cativa e nos ensina lições valiosas.

3 - A diversidade dos personagens, cada um com suas próprias questões, faz com que seja inevitável não se identificar com algum (s). Desde a família até os amigos do protagonista, todos tem um pouco de destaque. É muito bom poder perceber o impacto que Auggie provoca em cada um deles, mas também como as vidas dessas pessoas não gira apenas em torno disso. Sim, é difícil ter um filho, irmão ou amigo como Auggie, se for olhar apenas na superfície disso. Mas, se aprofundar, poderá entender a maravilha disso e que a vida de todos eles é muito mais.

4 - Os quotes, sério. Cada um melhor que o outro. Se você é um leitor que gosta de tirar frases inspiradoras de livros, Extraordinário com certeza é uma boa indicação.

5 - O livro é um convite à gentileza. A cada página, uma lição importante; a cada situação, há algo valioso a ser aprendido. Pode parecer clichê, e acho que é mesmo, mas é um clichê fascinante e emocionante. É uma história linda que inspira diversas emoções e valores importantes, como coragem, bondade, o amor ao outro, a gentileza, o se despir de preconceitos...

2 comentários:

  1. Oi Moni,
    O livro é incrível mesmo.
    Concordo com todos os pontos que você destacou.
    Achei muito interessante a autora mostrar outros pontos de vista e conflitos além do protagonista.
    Fiquei impressionado como uma estória "simples" pode ser tão profunda e complexa.
    Abraço,
    AlêAlem da Contracapa

    Não deixe de participar da Promoção de Aniversário do blog, serão 23 prêmios para 12 vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Ai, que post mais cheio de amor! <3
    Eu amo essa história, se tornou uma das minhas preferidas da vida e acho que isso nunca vai mudar, mesmo sabendo que existem muitos outros livros bons por aí. Alguns livros simplesmente são eternos, né?
    Gostei MUITO desses cinco motivos, todos verdadeiros e que, com certeza, dão vontade de ler o livro. Espero que consiga alcançar muitos leitores para essa história porque é muito gratificante quando outras pessoas leem livros que nós amamos por causa de nossas próprias indicações, né?

    Beijão!
    literarizandomomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir